Icone para Eixo 1

Ação B - Monitoramento de investimentos

Monitorar e direcionar os investimentos sociais privados/responsabilidade social das grandes empresas a fim de garantir maior transparência, articulação dos investimentos públicos e privados, bem como a ampliação de seu impacto social e ambiental.

PROJETOS APOIADOS PELOS GRANDES EMPREENDEDORES

(clique no ícone esquerdo superior para acessar a legenda e utilize o zoom do mapa para se aproximar das áreas e acessar suas informações) Localização e descrição das ações e projetos de responsabilidade social e ambiental apoiados pelas empresas responsáveis pelos grandes empreendimentos da região

No território do litoral paulista há uma série de empresas ligadas às cadeias produtivas que promovem ações/projetos de responsabilidade social. Porém, muitos destes investimentos são fragmentados e pouco articulados entre si, gerando poucos impactos significativos na região. Uma melhor articulação e sinergia entre as empresas que promovem o investimento social privado com a ação pública pode aumentar os resultados em seus respectivos territórios.

Trata-se de uma prática voluntária, desenvolvida para além das obrigações legais: não deve ser confundida por ações compulsórias impostas pelo poder público – por ex, medidas mitigatórias ou compensatórias cobradas dos grandes empreendimentos - ou por quaisquer incentivos externos (como os fiscais). Além disso, o conceito não deve ser confundido com filantropia ou simples assistência social, uma vez que contempla uma lógica de desenvolvimento sustentável.

O mapa acima apresenta os projetos identificados através de busca nas páginas dos grandes empreendedores, das instituições que desenvolvem projetos na região e na mídia. Porém o levantamento ainda é parcial e esperamos as contribuições para sua complementação e atualização contínua.

Pode-se observar que existem muitos projetos relevantes, que merecem ser mantidos e/ou amplamente divulgados e replicados. Também é possível observar uma concentração muito maior destes projetos apoiados na região central da Baixada Santista em municípios como Santos e Cubatão.

Não há condicionantes ambientais ou sociais relacionadas a esta Ação, pela própria concepção de responsabilidade social. Para conhecer as condicionantes relacionadas aos grandes empreendimentos da região, acesse nossa base de dados: Plataforma de Condicionantes
FOCO
  • Mapear os projetos de responsabilidade social dos grandes empreendedores do litoral de acordo com sua temática e seu alcance territorial
PERGUNTAS ORIENTADORAS
  • Quais são as ações e projetos de responsabilidade social empreendidas no litoral?
  • Em que áreas estes projetos buscam incidir?
  • Que impactos positivos tais ações têm gerado?
  • Como a articulação das diversas ações existentes pode potencializar os resultados no território?

Indicadores

Número de projetos apoiados pela ação de responsabilidade social na região

Carregando gráficos...

Carregando tabela...

CÁLCULO

Número do total de projetos apoiados por ações de responsabilidade social das empresas envolvidas nos grandes empreendimentos da Baixada Santista e Litoral Norte entre 2009 e 2016

FONTE
  • ADM
  • Banco do Brasil
  • Caixa Econômica Federal
  • CODESP
  • Instituto Pólis
  • Petrobras

Após uma extensa busca nas páginas de vários grandes empreendedores que atuam na região, foram identificados 33 projetos desenvolvidos nos treze municípios. As informações levantadas não permitiram classificá-los por outros dados, como a tipologia dos projetos e os valores dos apoios. As áreas de abrangência dos projetos variam, mas a maioria ocorre em apenas um município.

Assim, foram levantadas 56 menções a municípios nos 33 projetos. Como era de se esperar, os maiores municípios tendem a ter maior número de projetos, destacando-se Santos como a sede da RM da Baixada Santista. A exceção acontece em Praia Grande, com apenas dois projetos identificados. Peruíbe, entre os municípios de menor porte populacional, destaca-se por ter quatro projetos.

Você pode baixar este indicador nos seguintes formatos:

Dados tabulados:
XLS CSV JSON
Resultados por região:
XLS CSV JSON
Linhas das variáveis:
XLS CSV JSON

Glossário

G

Grandes empreendimentos: são os empreendimentos de escala regional relacionados à produção de energia (cadeia do petróleo e gás), logística (infraestrutura portuária, aeroportuária, rodoviária e ferroviária) e projetos do setor imobiliário com grande impacto nas dinâmicas regionais.

R

Responsabilidade social: é um conceito que se refere à postura de empresas do setor público ou privado que direcionam recursos próprios para ações e/ou projetos que visam o bem-estar de alguma comunidade. Estes projetos, de cunho social ou ambiental, podem ter como objeto ações específicas ou o apoio a grupos definidos como, por exemplo, comunidades afetadas pelas atividades produtivas da empresa em questão, ou comunidades vulneráveis.