Icone para Eixo 1

Ação G - Produção de conhecimento

Fomentar e implantar centros de produção de conhecimento e inovação nas áreas da sociobiodiversidade das unidades de conservação, de turismo, das tecnologias de petróleo e gás, da logística e de assuntos portuários

INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO SUPERIOR

(clique no ícone esquerdo superior para acessar a legenda e nos ícones do mapa para acessar as informações) Localização e identificação das instituições públicas de ensino superior da Baixada Santista e Litoral Norte paulista

O litoral paulista conta com razoável rede de instituições de ensino superior, porém muito concentradas em Santos e Caraguatatuba, com claro predomínio de instituições privadas, que não investem de forma preponderante em pesquisa, inovação e produção de conhecimento. Poucas são as instituições públicas que desenvolvem pesquisa e a demanda por novas unidades que se dediquem ao ensino e à pesquisa em temas relacionados às vocações regionais é crescente, em especial nos municípios periféricos.

É fundamental que Estado e União se articulem para criar novos cursos e invistam no ensino superior e na produção de conhecimento através da pesquisa. Também é muito importante que este investimento reverta a tendência de concentrar as vagas do ensino superior naqueles municípios que já se figuram com pólos universitários.

CONDICIONANTES AMBIENTAIS

Clique no link abaixo para acessar o banco de dados elaborado pelo Observatório Litoral Sustentável com mais informações sobre as condicionantes ambientais vigentes e previstas para a região:

Plataforma de Condicionantes
FOCO
  • Existência de centros de produção de conhecimento e inovação nas áreas da sociobiodiversidade, de turismo, das tecnologias de petróleo e gás, da logística e de assuntos portuários
PERGUNTAS ORIENTADORAS (E INDICADORES NÃO MENSURÁVEIS)
  • Existem programas de fomento para produção de conhecimento nas áreas relacionadas? Quais são esses programas?
  • Quais os cursos públicos criados, nos últimos dez anos, relacionados à estas áreas? Onde estão localizados?

Indicadores

Vagas de ensino superior público

Carregando gráficos...

Carregando tabela...

CÁLCULO

Número total acumulado de vagas criadas no ensino superior público (bacharel, tecnólogo e pós-graduação) em cursos de:

  • Análise ambiental integrada
  • Biodiversidade aquática
  • Ciência e tecnologia do mar
  • Ciências biológicas
  • Comércio exterior
  • Engenharia ambiental
  • Engenharia ambiental e portuária
  • Engenharia de petróleo e recursos renováveis
  • Gestão de turismo
  • Gestão portuária
  • Logística
  • Logística e transportes
  • Processos gerenciais
  • Processos químicos
  • Serviço social

FONTE

Vagas nos cursos de ensino superior selecionados: eMEC 2016

O gráfico mostra a evolução da criação de vagas em áreas relacionadas à sociobiodiversidade, turismo, tecnologias de petróleo e gás e assuntos portuários, que constituem o foco desta Ação Estratégica. Está bem claro o crescimento de vagas de ensino superior em instituições públicas de produção do conhecimento, ao longo dos últimos 11 anos.

No Litoral Norte, o número de vagas do ensino público partiu de zero para 160 e,na Baixada Santista, de apenas 100 para 850; uma ampliação bastante expressiva. Este crescimento, no entanto, só começa a partir de 2009, a partir de quando novas vagas são criadas anualmente na região.

O gráfico mostra o acumulado de vagas para cada região e foi organizado a partir do somatório de vagas abertas desde 2002, quando se deu início a exploração do pré-Sal na Baixada Santista. Os valores foram agregados de modo a se replicarem nas regiões, Baixada Santista e Litoral Norte, e em seus respectivos municípios. Esta metodologia se deve ao fato de que vagas do ensino superior abertas em um determinado município não atendem somente à demanda de estudantes daquela cidade, mas a uma demanda regional. Assim, optou-se por atribuir os mesmos valores da Baixada Santista para seus 9 municípios e os do Litoral Norte aos seus outros 4.

Por exemplo, em 2010, as vagas bertas em Caraguatatuba são contabilizadas igualmente para todos os outros municípios do Litoral Norte (Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião), de modo que a leitura do gráfica possibilite compreender que elas atendem todos estes municípios da região. Isso não significa que cada um dos 4 municípios desta região tenham, separadamente, o valor indicado de vagas. Trata-se de uma adaptação dos dados para que a visualização gráfica do indicador represente com maior fidelidade a realidade que se pretende evidenciar.

Você pode baixar este indicador nos seguintes formatos:

Dados tabulados:
XLS CSV JSON
Resultados por região:
XLS CSV JSON
Linhas das variáveis:
XLS CSV JSON

Glossário

S

Sociobiodiversidade: É o conceito que expressa a inter-relação entre diversidade biológica, os sistemas agrícolas tradicionais e o uso e manejo destes recursos, vinculados ao conhecimento e cultura das populações tradicionais e agricultores familiares. (Ministério do Meio Ambiente)