Icone para Eixo 3

Ação I - Sistemas Municipais de Informações Habitacionais

Implementar os Sistemas Municipais Integrados de Informações Habitacionais visando compatibilizar cadastros de beneficiários dos projetos federal, estadual e municipais, cadastro de demandas e cadastros territoriais com georreferenciamento dos assentamentos precários

HABITAÇÃO

(clique no ícone esquerdo superior para acessar a legenda e utilize o zoom do mapa para se aproximar das áreas e acessar suas informações) Localização dos assentamentos precários e identificação (por tipo) das Zonas Especiais de Interesse Social

A implantação de um sistema de informação é uma estratégia fundamental para qualquer política setorial. No caso da habitação, a organização dos dados sobre demanda, terras disponíveis e o acompanhamento da execução dos programas locais são elementos que devem estruturar um sistema, preferencialmente, integrado de outras informações públicas, sejam elas urbanísticas ou sócio-ambientais.

CONDICIONANTES AMBIENTAIS

Clique no link abaixo para acessar o banco de dados elaborado pelo Observatório Litoral Sustentável com mais informações sobre as condicionantes ambientais vigentes e previstas para a região:

Plataforma de Condicionantes
FOCO

Implementar sistemas municipais integrados de informações habitacionais

PERGUNTAS ORIENTADORAS (E/OU INDICADORES NÃO MENSURÁVEIS)
    Existem planos de habitação municipais? E regionais? Todos os municípios possuem um cadastro, mesmo que uma tabela, da demanda habitacional? Os municípios do Litoral Norte e Baixada Santista possuem bases de dados sistematizadas de maneira compatível? Se não possuem, existe possibilidade de organizar as informações de maneira a compatibilizá-las? Compatibilizadas as informações cadastrais, existe a possibilidade de espacializar estas informações?

Indicadores

Implementação de sistemas integrados de informações habitacionais

Carregando tabela...

CRITÉRIOS

Verde

  • PLHIS aprovado e com menos de dez anos de idade
  • Município possui cadastro habitacional
  • Município possui base de dados para publicação na digital
  • Município possui base de dados integrável regionalmente

Verde

  • Não se aplica, pois não possui PLHIS ou ele tem mais de dez anos de idade
  • Município não possui cadastro habitacional
  • Município não possui base de dados para publicação na digital
  • Município não possui base de dados integrável regionalmente
FONTE

Prefeituras Municipais 2016

Este painel de status mostra os elementos básicos para a implantação de um sistema de informações georreferenciado:
  • Conhecer a situação da habitação de interesse social local através do PLHIS;
  • Possuir um cadastro da demanda habitacional, com um identificador único, como CPF, atrelado de um endereço onde o interessado possa ser localizado;
  • Possuir dados georreferenciados da situação habitacional no município, como onde estão as favelas, as éreas de risco, as áreas públicas e privadas ocupadas, a demanda por regularização fundiária, as ZEIS;
  • Ter uma base georreferenciada e modelada de maneira a ser possível a integração de dados regional.
Desta forma, nota-se que, embora os municípios possuam uma sistematização mínima com seus Planos Locais de Habitação elaborados e cadastros de demanda habitacional organizados, a grande maioria não sistematizou as informações de modo a propiciar a implementação de um sistema informacional que possa ainda se integrar regionalmente.

Você pode baixar este indicador nos seguintes formatos:

Dados tabulados:
XLS CSV JSON
Resultados por região:
XLS CSV JSON
Linhas das variáveis:
XLS CSV JSON

Glossário

G

Georreferenciamento: Uma informação georreferenciada está atrelada a um sistema de referência cartográfica, via pares de coordenadas, latitude e longitude.

P

PLHIS: Plano Local de Habitação de Interesse Social - trata-se do planejamento e gestão da habitação para população de baixa renda.