Sobre a plataforma de indicadores do Observatório Litoral Sustentável

O monitoramento e seus objetivos
O monitoramento é o acompanhamento e a avaliação sistemática e contínua de políticas, programas, projetos ou ações específicas. Para tanto, ele implica a construção de um sistema que organize informações referentes à implementação e/ou aos resultados das ações monitoradas, podendo ser também uma importante ferramenta para a gestão de políticas públicas. Ao ser concebido como parte integral de um projeto, o monitoramento pode subsidiar a tomada de decisões quanto aos propósitos, processos ou alocação de recursos.

O monitoramento aqui proposto visa não apenas acompanhar algumas das políticas públicas estratégicas ao desenvolvimento regional sustentável do litoral paulista, mas também:
  • Subsidiar a tomada de decisões
  • Fomentar a transparência da gestão pública
  • Auxiliar a formação da opinião pública
  • Fortalecer o controle social
  • Empoderar a sociedade civil
Os indicadores formulados e apresentados nesta plataforma tem como objetivo principal monitorar a implementação das Ações Estratégicas Regionais pactuadas no processo de elaboração da Agenda Regional de Desenvolvimento Sustentável. A homepage desta plataforma permite acessar as páginas individuais de cada uma das trinta Ações da Agenda, onde são exibidos seus respectivos indicadores e que permite baixar os dados que os compõem. 

Os indicadores
Os indicadores adotados para compor o monitoramento desta plataforma passaram por um longo processo de discussão durante os dois anos do Observatório Litoral Sustentável. Alguns indicadores já existentes foram escolhidos por terem a capacidade de síntese das informações necessárias ao monitoramento. Outros foram formulados a partir de dados (variáveis) existentes, disponíveis e confiáveis de modo a permitir a mensuração ao longo do tempo e a comparabilidade entre os diferentes territórios analisados por este monitoramento.

A inexistência de informações adequadas, assim como a extrema dificuldade de obtê-las (ainda que devessem ser públicas e acessíveis), também pode ser interpretada como um indicador da necessidade de se priorizar certos temas e áreas das políticas sociais que, hoje, sequer produzem dados suficientemente consistentes e regulares.

O Observatório Litoral Sustentável criou esta plataforma de monitoramento para contribuir no acompanhamento sistemático das trinta Ações Estratégicas propostas na Agenda Regional e seus efeitos no território, subsidiando a tomada de decisões dos diferentes atores locais – governos municipais, órgãos públicos e as entidades e movimentos sociais.

O monitoramento é realizado com indicadores elaborados pelo projeto para cada uma das 30 Ações da Agenda Regional. Sempre que possível, eles foram discutidos e referendados pelas diferentes redes e articulações existentes na Baixada Santista e no Litoral Norte. Foi montado um banco de dados contendo informações dos treze municípios do Litoral Sustentável, bem como das duas sub-regiões e de toda a região, disponíveis em interface amigável, possibilitando a livre consulta pelos atores locais e demais interessados.

Visando a transparência e o empoderamento da sociedade civil, todos os dados que compõe esta plataforma de indicadores estão disponíveis para download e podem ser utilizados livremente por qualquer cidadão. São cerca de 60 indicadores divididos em gráficos e painéis de status e trinta mapas temáticos cujos dados espaciais auxiliam na contextualização das Ações Estratégicas e fornecem dados que dão suporte aos demais indicadores, portanto, ao monitoramento como um todo.

Como usar a plataforma
A consulta por uma Ação pode ser feita digitando uma palavra - ou tema - na barra de busca ou até mesmo clicando em um dos ícones que representam os três Eixos Temáticos que organizam a leitura de toda a Agenda Regional. O resultado será exibido logo abaixo com a visualização dos ícones quadrados das Ações que correspondem ao tema pesquisado. Clicando em um deles, se acessa a página com os indicadores daquela Ação.

Para entender melhor como utilizar a Plataforma de Indicadores de Monitoramento, clique no botão a seguir e baixe o tutorial de utilização.